Está em curso desde sexta-feira, 07 de Maio de 2021, a captura e translocação de cerca de 45 elefantes da paisagem à volta da Reserva Especial de Maputo, no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, para o Parque Nacional do Zinave, localizado no Distrito de Mabote, Província de Inhambane.
A operação é parte das medidas de gestão da fauna bravia, redução de conflitos com o Homem e restauração das áreas de conservação, de modo a garantir o correcto funcionamento dos ecossistemas e potenciar o desenvolvimento de turismo baseado na natureza.
Do total dos elefantes em translocação, uma parte irá permanecer, de forma transitória, no Parque Nacional do Zinave e, em 2022, seguirá até ao Parque Nacional do Gilé, na Província da Zambézia.
A operação é coordenada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação em parceria com a Família Nunley (do Texas, Estados Unidos da América) através das organizações “Ivan Carter Conservation Wildlife Alliance”, a “The Aspinall Foundation”, a “Wildlife Emergency Fund” e a Peace Parks Foundation.
A componente técnica da operação de translocação é liderada pela Associação Moçambicana para a Conservação da Fauna (Mozambique Wildlife Alliance) que recebe apoio da Organização Saving the Survivors, com sede em Londres.