Principais linhas de pesquisa
Investigação e extensão no IPCTA
O IPCTA apresenta três linhas de pesquisa:
- Geodesia e levantamentos topo-geodésicos;
- Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria e SIG;
- Cadastro e Administração de Terras.
Os docentes têm desenvolvido pesquisas nestas linhas de pesquisa e os resultados são divulgados em revistas científicas e em eventos nacionais e internacionais.
Requalificação do Bairro Chamanculo “C”
Na componente da investigação e extensão, que conta com apoio e participação de toda a comunidade escolar, prevê-se a continuidade na implementação do Projecto de Requalificação do Bairro Chamanculo “C”, no Município de Maputo, interrompido no âmbito das medidas de prevenção da COVID- 19.
A requalificação do bairro consiste na abertura das vias de acesso e na atribuição de DUATs a um total de 7.000 famílias residentes. Neste sentido, a instituição irá proceder ao levantamento topográfico, elaboração da planta topográfica da situação actual do bairro, acompanhamento na elaboração do plano de pormenor.
Com o projecto prevê-se uma contribuição para o melhoramento da mobilidade com a abertura de 2.050 metros de ruas, redução da degradação do ambiente urbano e melhoria no escoamento de águas pluviais.
Mapeamento de Plumas
Ainda na componente de investigação e extensão, em coordenação com a Universidade Eduardo Mondlane, o IPCTA está a conduzir o Projecto de Mapeamento de Plumas de contaminação ao redor da Lixeira de Hulene, através de métodos geoeléctricos, com o objectivo de identificar com precisão a direcção e o sentido de fluxo contaminante.
Este mapeamento permitirá igualmente a verificação da existência ou não de cavidades no subsolo que possam comprometer a integridade das habitações e a contaminação de água pelos produtos provenientes da lixeira.
Formação de líderes comunitários
A formação de líderes comunitários em matérias de administração de terras e ordenamento territorial visa dotá-los de conhecimentos práticos sobre os processos de administração de terras e técnicas básicas de ordenamento territorial, integrando as melhores práticas de resolução de conflitos de terras nas comunidades, tendo como base a legislação.