07-03-2022

REUNIÃO MINISTERIAL SOBRE HAC: Ministra da Terra e Ambiente destaca acções do governo e da comunidade na defesa da natureza

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, participou, hoje, 02 de Março, na reunião ministerial dos estados membros da iniciativa global da defesa do ambiente, conhecida como High Ambition Coalition for Nature and People – HAC (Aliança de Alta Ambição para a Natureza e Pessoas). O evento decorreu à margem do segundo segmento da quinta sessão da assembleia do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, que tem lugar na capital Nairobi, no Quénia.
 
Intervindo na ocasião, a dirigente partilhou experiências de como o país procura contribuir para a expansão das áreas protegidas e para o alcance da meta de proteger pelo menos 30 por cento do planeta até o ano de 2030 (meta 30/30). Destacou, nessa ordem de ideias, o mapeamento das áreas-chave de biodiversidade (KBAs), a aprovação do Plano Nacional do Desenvolvimento Territorial e do Plano do Ordenamento do Espaço Marítimo.
 
Informou aos membros do HAC que o quadro político e legal moçambicano prioriza a participação das comunidades locais na gestão dos recursos naturais, bem como na partilha dos benefícios, porque eles estão na linha da frente da defesa destes recursos contra a exploração ilegal. “Esta abordagem demonstra ser uma forma prática e eficaz de salvaguardar os interesses, meios de subsistência e bem-estar das comunidades locais”, realçou.
 
Maibaze concluiu a sua intervencão reiterando a disponibilidade do país em continuar a participar nos eventos de advocacia, organizados pelo HAC, visando a protecção do planeta e o equilíbrio entre a natureza e a acção do Homem.