Marromeu

A Reserva Nacional de Marromeu cobre uma área total de 1.500 Km2, e está localizada no Distrito de Marromeu, Província de Sofala, no Delta do Rio Zambeze. A Reserva faz fronteira com a Coutada Oficial n° 14, a Este, limitada pelo Rio Micelo (localmente chamado por Rio N’céu, que é um braço do Rio Zambeze.

O Rio Micelo separa as Províncias de Sofala e Zambézia). Ao Sul, a Reserva é limitada pelo Oceano Índico e a Oeste pelas Coutadas Oficiais n° 10 e 11. Fo criada por Diploma Legislativo nº 1995, de 23 de Julho de 1960.

Esta área de conservação constitui um viveiro de reprodução da população de búfalos e de outras espécies de fauna bravia que alimentam as Coutadas Oficiais nº 10, 11, 12 e 14, para o desenvolvimento do turismo cinegético, isto é, a caça desportiva. O censo aéreo nacional de fauna realizado em 2018 estimou a existência de cerca de 64.800 búfalos no país.

O Complexo de Marromeu tem uma paisagem constituída por savanas, pântanos, florestas de miombo e mangais, proporcionando habitats para um grande número de espécies de plantas e animais. Este Complexo é considerado um Hotspot “área importante” de biodiversidade contendo vários mamíferos de grande porte, como o búfalo-africano, hipopótamo, zebra, leão, leopardo e pala-pala.

A avifauna é igualmente rica e a região é utilizada para nidificação do pelicano-branco, Pelecanus onocrotalus, e cinzento, Pelecanus rufescens e de cerca de 20% da população de grou-carunculado, Bugeranus carunculatus do mundo.

Os mangais abrigam a águia-pescadora-africana, Haliaeetus vocifer, garças, guarda-rios, flamingos, incluindo o flamingo-pequeno e o comum, maçaricos e corvos marinhos.