25-04-2022

Produtores agrícolas do Posto Administrativo de Messica, em Manica, recebem 5 mil DUAT’s

Os produtores agrícolas do Posto Administrativo de Messica, na província de Manica, acabam de receber 5 mil DUAT’s de um total de 134.000 que se esperam atribuir à população dos distritos de Báruè, Guro, Vanduzi, Manica, Sussundenga Macate e Gondola.

Para além dos DUAT’s, foram igualmente entregues insumos e instrumentos agrícolas constituídos por sementes, fertilizantes, pesticidas, carinhas de mao, pulverizadores, entre outros, num investimento total de 5.672.000,00 meticais.

Os insumos irão beneficiar um total de 23 viveiros comunitários e 10 campos de demonstração de resultados, devendo alcançar uma área de 328 hectares de hortícolas diversas.

O acto de entrega teve lugar nesta sexta-feira, 22 de Abril, no distrito e província de Manica, durante as cerimónias centrais da comemoração do Dia Mundial da Terra, que hoje se assinala sob o lema “Investir no Planeta”.

A Governadora da província, Francisca Domingos Tomás, que dirigiu o evento, disse que com a entrega de DUAT’s e dos insumos e instrumentos agrícolas, o Governo pretende promover o uso racional e sustentável da terra e outros recursos naturais; promover acções que concorram para a redução das mudanças climáticas; fortalecer a posse segura da terra aos cidadãos e evitar futuros conflitos assim como melhorar a segurança alimentar e a renda familiar, através da produção de hortícolas.

“No nosso território e em vários cantos do mundo, há registos de cidadãos que perdem os seus campos de produção porque algumas pessoas de má fé, usando injustamente artifícios legais, usurpam as terras dos camponeses, contribuindo para o aumento dos conflitos de terra e, consequentemente baixos níveis de produção agrícola e aumento da insegurança alimentar”, afirmou a governante.

Participaram no evento o Inspector da Terra e Ambiente, Wetela Jone, Director Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente, Administrador de Manica, Membros do Conselho Executivo Provincial, parceiros de cooperação e população local.