Localizado no distrito de Chigubo, na Província de Gaza, Banhine foi estabelecido como Parque Nacional em 1973 com vista a garantir a sobrevivência da sua biodiversidade única. Os conflictos dos anos 80 e princípios dos anos 90 dizimaram a maioria das populações de animais selvagens, e a infraestructura limitada foi destruída. Em 2013, reconhecendo o facto de muitas comunidades se terem reassentado no Parque, os limites foram alterados para facilitar a gestão da área como um refúgio para a vida selvagem. Tem uma área de 7.250 km2.
Como parte da ACTFGL, o Banhine oferece safaris extensivos em viaturas do tipo 4×4, incorporando os Parques Nacionais do Kruger e Limpopo. Existem tendas disponíveis para visitantes (sem serviços de catering). As trilhas de caminhadas e escaladas, safaris, canoagem e turismo cultural possuem potencial.
Os habitats naturais de Banhine são principalmente de paisagem de savana arenosa, floresta de mopane, pradarias e terras húmidas, bem como floresta de simbirre.
Um refúgio para o raro oribi, grandes antílopes como cudu e nyala, porco-espinho e predadores como o leão, e a chita. Zebra, gnus e girafas, que anteriormente percorriam a área terão de ser translocados. Banhine alberga espécies raras de peixes (como killifish e lungfish). As terras húmidas suportam uma rica avifauna e o parque é um importante ponto de passagem para aves migratórias.