11-02-2022

Mossuril beneficia de infra-estruturas resilientes às mudanças climáticas

Mais de 3.500 pessoas residentes no distrito de Mossuril, na província de Nampula, passam a beneficiar de infra-estruturas escolar e de água e saneamento, com a entrega nesta sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022, de um bloco de três salas de aula e de um sistema de abastecimento de água potável.

A construção destas infra-estruturas, resilientes às mudanças climáticas, com um investimento estimado de cerca de 10.000.000,00 MT (Dez milhões de meticais), conta com o apoio financeiro da União Europeia, através do projecto MERCIM – Melhorando a Resiliência Climática em Moçambique.

O projecto está a ser implementado desde 2019, numa acção conjunta entre o Ministério da Terra e Ambiente e a assistência técnica do Fundo das Nações Unidas para o Capital Humano (UNCDF), abrangendo os distritos de Mossuril e Memba, na província de Nampula e Mopeia e Morrumbala, na província da Zambézia.

O projecto MERCIM tem como objectivo reduzir a vulnerabilidade induzida pelo clima ao nível distrital, apoiando a implementação de acções previstas nos Planos Locais de Adaptação, Planos de Desenvolvimento Distrital e Planos Económicos e Sociais. As intervenções enquadram-se na Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas e na Primeira Contribuição Nacionalmente Determinada Actualizada.

Assim, as salas de aula irão permitir a transferência de 576 crianças das sombras das árvores para um local condigno, podendo este número aumentar com a introdução do curso noturno, uma vez que as salas contam com a iluminação da rede nacional de energia eléctrica.

Por outro lado, o sistema de abastecimento de água irá beneficiar um total de 2.958 pessoas do Povoado de Namatinte, Posto Administrativo de Mossuril-Sede, fazendo com que as distâncias que os beneficiários percorriam em busca do precioso líquido reduzam de 10 quilómetros para uma média de um quilómetro.

A cerimónia de inauguração das infra-estruturas será dirigida pelo Vice- Ministro da Terra e Ambiente, Fernando Bemane de Sousa, e contará com a participação da população local, instituições públicas locais, organizações não-governamentais, parceiros de cooperação e sociedade civil.

Descarregar o Comunicado de Imprensa