27-09-2021

Moçambique participa na maior exposição da natureza do mundo e no Fórum Mundial da Natureza na Hungria

O Ministério da Terra e Ambiente, através da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) em colaboração com a Associação Moçambicana de Operadores de Safaris (AMOS) participa entre os dias 25 de Setembro e 14 de Outubro de 2021 na maior exposição do ano sobre a natureza. Trata-se, da Exposição “Unidos à Natureza” que se debruça sobre o mundo da caça desportiva e a natureza, que tem lugar no Centro de Exposições HUNGEXPO, na cidade de Budapeste na Hungria.

Sob o lema “Unidos à Natureza”, o evento conta com 8 pavilhões numa área de 75.000 metros quadrados onde representações de vários países do mundo, empresas, organizações internacionais, especialistas de vários cantos do mundo e público em geral estão reunidos na perspectiva de expor bens e serviços, oportunidades de investimento, atracções turísticas, materiais de educação ambiental, equipamentos e produtos tecnológicos ao serviço da indústria de caça e de turismo.

O evento vai albergar espécies de caça especiais, caçadores lendários, o maior aquário de exposição da Hungria, exposições de cães, vestuário, armas e equipamentos de caça e uma diversidade de eventos culturais. Em todas as salas da exposição, a tecnologia ajudará a trazer detalhes precisos com um foco ainda mais nítido, e fornecer experiências que não podem ser transmitidas de outra forma. Os visitantes poderão fazer uso de uma série de opções tecnológicas inovadoras, que lhes permitirão aprender sobre os diversos temas da Exposição sob novas perspectivas ao mesmo tempo oferecendo uma experiência da vida real da biodiversidade.

Em simultâneo decorre o Fórum Mundial da Conservação da Natureza 2021, uma das iniciativas mais importantes no âmbito daquela feira mundial. Para além de seis prestigiadas conferências profissionais internacionais, o Fórum terá também uma série de apresentações abertas ao público.

O objectivo do Fórum é proporcionar uma oportunidade para que profissionais-especialistas, representantes de governos, sector privado e líderes de opinião à escala global partilhem as suas ideias sobre assuntos candentes como a coexistência entre a humanidade e a vida selvagem, a biodiversidade, o combate à caça furtiva e a protecção da natureza. Servirá igualmente para exibir as boas práticas de diferentes partes do mundo num ambiente altamente interactivo, com apresentações, painéis de discussão, instalações digitais e analógicas e outras atracções.

A cerimónia de abertura oficial da Exposição e do Fórum Mundial da Natureza realizou-se no pavilhão internacional e teve a participação de milhares de representantes de diferentes quadrantes do mundo e consistiu em um painel que teve como intervenientes o Ministro da Inovação e Tecnologia da Hungria László Palkovics, o Ministro da Agricultura, Florestas e Alimentos da Eslovénia, Jozé Podgoršek, o Comissário do Governo Húngaro para a Expo, Zoltán Kovács, bem como o Vice-Presidente do Conselho Internacional para a Conservação da Fauna Bravia e Vida Selvagem (CIC), Philipp Harmer.

Descarregar o texto completo aqui.