Processamento Industrial

A indústria de processamento dos produtos florestais é essencialmente do processamento da madeira e tem como principais produtos: barrotes, ripas, pranchas, tábuas, réguas de parquet e travessas.

O estabelecimento da indústria florestal obedece o plasmado no Decreto no 22/2014 de 16 de Maio, que aprova o Regulamento do Licenciamento da actividade industrial. Deste modo, as indústrias são classificadas em de grande dimensão, média dimensão, pequena dimensão e micro dimensão, conforme o no 1 do Artigo 4 do Decreto acima mencionado. Os pressupostos nos números 2 e 3 também são válidos na indústria florestal.

Moçambique conta com um parque industrial de cerca de 500 unidades de processamento de madeira, sendo 251 serrações, 38 carpintarias industriais e 188 carpintarias artesanais.

A maior parte destas indústrias localiza-se nas zonas centro e sul do país, concretamente nas províncias de Sofala (62), Zambézia (66), Gaza (139) e Maputo (52).

A maior incidência de indústrias na zona centro deve-se à existência de maior potencial e de recurso florestal e a zona sul constitui a principal porta para o mercado internacional.