A floresta nativa no país ocupa uma área de cerca de 32 milhões de hectares, correspondentes a cerca de 40% da área total do país. Destes, 17,2 milhões hectares são de floresta de elevado potencial para a extracção de madeira com valor comercial; 14,5 milhões de hectares são de floresta não produtiva (floresta dentro das áreas de conservação e de protecção).
O Inventário Florestal Nacional (IFN) 2018 classifica as florestas de Moçambique de acordo com o tipo de vegetação predominante:
- Floresta de Mopane com 3.178.546 de hectares, que se encontra principalmente nas províncias de Gaza, Tete, Inhambane e Manica;
- Floresta de Mecrusse com 843.213 hectares, localizada nas províncias de Gaza e Inhambane;
- Floresta Semi-Dicidua com 20.682.838 de hectares, cobrindo cerca de 2/3 (dois terço) da superfície florestal total e
- Florestas Semi-Sempre Verde com 6.989.275 de hectares, que se encontram em altitudes que variam entre 300 e 2.500 metros.
Para a avaliação dos recursos são feitos inventários florestais provinciais ou nacional com base no método de estratificação e sobreposição dos resultados dos inventários anteriores, com vista a minimizar a variação dentro do estrato e obter o menor erro possível e proporcionar uma boa cobertura dos principais ecossistemas florestais do pais, obtendo resultados significativos das diferentes condições ecológicas.
O papel da avaliação dos recursos florestais é de estabelecer um sistema de monitoramento florestal para o país com vista a apoiar a tomada de decisões sobre o maneio florestal sustentável com evidências científicas, e o desenvolvimento duma política florestal sustentável a nível nacional.
O IFN periodicamente deve recolher informações completas, precisas e actualizadas sobre o estado das florestas. Os objectivos do inventário florestal não são somente averiguar o volume dos recursos florestais que são necessários para a formulação do plano florestal sustentável em Moçambique, mas também calcular os factores de emissão que são necessários para a estimativa das emissões de carbono e redução dos estoques de carbono nas actividades da REDD +.