12-02-2021

Ambientais

Dia Internacional de Florestas

O Dia Internacional das Florestas, 21 de Março, foi consagrado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 2012, através da resolução A/RES/67/200, com o objectivo de promover reflexão sobre a importância das florestas para o bem-estar social e sobre a necessidade de manter o equilíbrio natural, através da prevenção da sua degradação.

As florestas são apelidadas de “pulmão do mundo“. Ocupam cerca de 30 por cento da superfície da Terra, sendo responsáveis pela manutenção de condições necessárias para a vida na terra, regulam o clima (precipitação, temperatura e humidade), produzem o oxigénio, armazenam carbono ajudando a mitigar os impactos das mudanças. Abrigam cerca de 80 por cento da biodiversidade terrestre do mundo, com mais de 60.000 espécies de árvores e, cerca de 1,6 bilhão de pessoas depende directamente das florestas para alimentação, abrigo, energia, medicamentos, serviços como recreação, turismo entre outros.

Em Moçambique, as florestas ocupam cerca de 32 milhões de hectares correspondentes a  cerca de 40 por cento da área total do país, dos quais 17,2 milhões de hectares com potencial para a produção de madeira.

O sector florestal conta com 1003 operadores florestais dos quais 225 (22 por cento) são operadores em regime de concessão e 778 (78 por cento) de operadores em regime de licença simples. O sector emprega cerca de 14 mil trabalhadores.

Como Estado-Membro da Organização das Nações Unidas e signatário de Protocolos e Convenções Ambientais, Moçambique tem celebrado anualmente a efeméride, promovendo acções que despertam o interesse dos cidadãos para a conservação e utilização sustentável dos recursos florestais.

Participantes: Por indicar

Local: Internacional