22-06-2021

Mais de 6.700 comunidades já foram auscultadas sobre a Política Nacional de Terras em revisão

No centro, o Inspector – Geral da Terra e Ambiente, Wetela Jone, ladeado à esquerda pelo Director Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial, Joaquim Langa e à direita pelo Coordenador da Comissão de Revisão da Política Nacional de Terras, André Calengo.

Mais de 6.700 comunidades e 14.600 indivíduos já foram auscultados sobre a Revisão da Política Nacional de Terras em curso no país. Os dados representam um agregado total de mais de 87.200 pessoas auscultadas, se somarmos o número de pessoas individuais e o número de pessoas presentes nas 6.700 reuniões colectivas, realizadas junto das comunidades nas cidades, vilas e povoações a nível nacional.

Os dados foram revelados esta quinta-feira, 22 de Abril, em Maputo, pelo Inspector –Geral da Terra e Ambiente, Wetela Jone, no Lançamento da Plataforma de Partilha dos Resultados da Auscultação Pública, por ocasião do Dia Mundial da Terra, que se celebra sob o lema “Juntos Restauraremos a Nossa Terra”.

Com um nível de 35 por cento de processamento da informação recolhida, as tendências apontam a habitação, agricultura e pecuária como usos prioritários da terra pelos moçambicanos.

Para além do lançamento da plataforma, houve a entrega, em todo o país, de 19,867 títulos de Uso Aproveitamento de Terra, certidões de delimitação comunitária, acções de treinamento em técnicas básicas de planeamento territorial e jornadas de plantio e reposição de árvores perdidas ao longo dos anos.

Coordenador da Comissão de Revisão da Política Nacional de Terras, André Calengo