Lançou-se, hoje, 23 de Maio, uma plataforma online sobre a informação da biodiversidade em Moçambique, a primeira do seu género a ser disponibilizada para o público em geral.
Financiado pela USAID e parceiros, o website designado SIBMOZ (https://sibmoz.gov.mz/) fornece uma riqueza de informação sobre a diversidade biológica, incluindo descrições das áreas- chave de biodiversidade, convenções internacionais, bem como o quadro legal que rege o capital natural do país.
A cerimónia foi alargada ao lançamento oficial do Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental (SGLA), Ficha Padrão e à oficialização da segunda fase do programa COMBO+.
Na ocasião, o Vice-Ministro da Terra e Ambiente, Fernando Bemane de Sousa, disse que “a biodiversidade é um património que está sob fortes ameanças de desaparecer se não agirmos com maior urgência. Conservar e usar, de forma sustentável, estes recursos deixou de ser uma questão de possibilidade e de livre vontade, mas sim um dever de cidadania a ser exercido por todos, de modo a garantir a nossa própria sobrevivência neste Planeta.”
Por seu turno, a Directora da USAID Moçambique, Helen Pataki, em representação do Governo Americano, afirmou “hoje estamos a celebrar a biodiversidade, a proteger o nosso ambiente, e a investir no capital natural de Moçambique para que possa ser celebrado, desfrutado e protegido para as gerações vindouras.”
Descarregar o discurso completo do Vice- Ministro aqui