Assim, o Ministério da Terra e Ambiente convida o sector público, sector privado, parceiros de cooperação, organizações da sociedade civil, líderes comunitários, orgãos de comunicação social e a todos os moçambicanos a realizarem qualquer que seja actividade de protecção e defesa da natureza, em celebração quer do Dia Mundial da Fauna Bravia, quer do Dia Africano do Ambiente Wangari Maathai.
07-03-2022
Celebra-se hoje, 3 de Março, o Dia Mundial da Fauna Bravia e o Dia Africano do Ambiente Wangari Maathai
O Dia Mundial da Fauna Bravia foi instituído em 2013 pela Organização das Nações Unidas, no âmbito da implementação da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), que foi oficialmente criada no dia 03 de Março de 1973. Moçambique aderiu à Convenção no dia 23 de Junho de 1981.
Este ano, o Dia Mundial da Fauna Bravia comemora-se sob o lema “Recuperando espécies-chave para a restauração de ecossistemas”, com o objectivo de reflectir sobre as espécies de fauna e flora selvagens criticamente ameaçadas de extinção e enaltecer o papel destas espécies no equilíbrio dos ecossistemas.
O Dia Africano do Ambiente foi instituido em 2002, no decurso da 76ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da extinta OUA, actualmente UA, com o objectivo de reforçar o movimento de conservação do Ambiente em África e garantir as condições necessárias para a sobrevivência da própria espécie humana.
A data coincide com o Dia Wangari Maathai em homenagem à activista ambiental queniana, Wangari Maathai, Prémio Nobel da Paz em 2004. Sabe-se que a ambientalista liderou um movimento designado “Cinturão Verde” que plantou cerca de 30 milhões de árvores em defesa do ambiente no seu país, mas que até a data da sua morte, em 2011, havia liderado o plantio de cerca de 45 milhões de árvores.
Este ano, em celebração das duas datas, estão previstas, em todo o país, acções de educação e sensibilizacão ambiental, incluindo o plantio de árvores de diversas espécies.